O presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf, assinalou, hoje, em Luanda, que "devemos passar de uma lógica de assistência para uma lógica de aliança" entre os países do continente.
A declaração foi proferida durante a 3.ª Cimeira sobre Financiamento de Infra-estruturas e Desenvolvimento em África.
Segundo Mahmoud Ali Youssouf, "além de instrumentos financeiros, o que devemos fortalecer é a nossa coerência colectiva".
Para o presidente da Comissão da União Africana, apesar de um contexto geopolítico de fragmentação, o continente deve estar alicerçado numa mentalidade definida pelos próprios africanos.
Por isso, a integração entre membros tornou-se uma condição de força e "se não forem os próprios africanos a dominarem os seus corredores, recursos e redes outros o farão no seu lugar", acrescentou.
"O que estamos a construir aqui não são estradas e pontes, estamos a construir uma África que é conectada, confiante, soberana", expressou, assegurando que o "verdadeiro problema do financiamento não é o dinheiro, é a confiança nas nossas instituições, nas nossas capacidades e no nosso destino compartilhado".